Faleceu o treinador derrotado pelo FC Porto na final de Viena

Faleceu esta quarta-feira, aos 80 anos, Udo Lattek, treinador com mais títulos do futebol alemão, tendo conquistado, além de duas Ligas dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça das Taças, oito campeonatos da Bundesliga.

Udo Lattek lutava contra o Parkinson, doença que lhe tinha sido diagnosticada em 2013, mas antes já sofria de outros problemas de saúde, tendo tido um AVC em 2010 e antes disso sido submetido a uma intervenção cirúrgica para retirar um tumor no cérebro.

A carreira de Lattek como treinador começou no Bayern Munchen, em 1970. Os bávaros estavam longe de ter o domínio atual, mas já contava com uma equipa talentosa, que acabaria por dominar nos anos seguintes. Sob o comando do técnico, o Bayern Munchen conquistou o seu primeiro tricampeonato, entre 1972 e 1974, o primeiro da história da Bundesliga.

O grande feito de Udo Lattek, no entanto, foi a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1974. Pela primeira vez, um clube alemão conquistava a maior honra do futebol europeu. Lattek ainda iniciou a campanha do segundo título da Taça dos Campeões Europeus, mas foi demitido durante a temporada.

Lattek mudou de equipa, mas continuou a vencer. No Borussia M’gladbach, o treinador foi campeão por mais duas vezes do campeonato alemão, em 1976 e 1977. Na Europa, o técnico voltou a disputar uma final da Liga dos Campeões, mas foi derrotado pelo Liverpool. Na Taça UEFA teve mais sucesso em 1979, tendo ganho na final ao Estrela Vermelha.

Seguiu-se ainda uma passagem apagada pelo Borussia Dortmund, mas Udo Lattek não ficaria por aí e tentou a sorte no Barcelona. Nos catalães não repetiu o sucesso conseguido na Alemanha, mas conseguiu completar um feito histórico no seu currículo, tendo conquistado a Taça das Taças e, assim, ganho todas as principais competições da Europa. Foi o primeiro treinador a conseguir ganhar todas as provas da UEFA.

Em 1981/1982, o alemão foi campeão da extinta Taça das Taças, mas no ano seguinte não conseguiu repetir o sucesso, apesar da contratação do jovem Diego Armando Maradona, e acabou por deixar o Camp Nou.

FC Porto impede novo sucesso europeu no Bayern Munchen

Udo Lattek voltou ao clube que apostou nele no início da carreira, o Bayern Munchen, e foi novamente feliz. Conquistou duas Taças da Alemanha, em 1984 e 1986, e alcançou um novo tricampeonato na Bundesliga, entre 1985 e 1987. Além disso, disputou também mais uma final da Liga dos Campeões, em 1987, tendo perdido na final de Viena com o FC Porto.

Após a final perdida para os azuis e brancos, Udo Lattek deu a carreira por terminada, mas não definitivamente, pois acabou por voltar ao ativo no Koln, Schalke 04 e Borussia Dortmund, equipa que salvou da despromoção em 1999/2000.

Fonte: zerozero.pt

Anúncios