O melhor à procura do golo 5000

Se marcar hoje em Moreira de Cónegos, o FC Porto chega aos cinco mil golos no campeonato; e é precisamente no ataque que tem estado uma das maiores virtudes deste FC Porto de Lopetegui…

Com os cinco golos marcados no último fim de semana ao Paços de Ferreira, o FC Porto voltou a ter o melhor ataque do campeonato (47 golos, mais três do que o Benfica), num registo ofensivo que iguala o anterior melhor registo que o clube conseguira este século.

Nas primeiras 19 jornadas de todos os campeonatos disputados nos últimos 15 anos, só por uma vez os Dragões atingiram o atual número de golos marcados – foi com Vítor Pereira, na época 2012/13 -, uma marca que nem os consagrados André Villas-Boas (43) ou José Mourinho (40 e 44) conseguiram superar. Somando todas as provas desta temporada, o FC Porto já vai em 76 remates certeiros.

A média apresentada no atual campeonato chega aos 2,5 golos por jogo, mesmo que este FC Porto de Julen Lopetegui também já tenha ficado por três vezes sem marcar na competição (Boavista, Benfica e Marítimo). Para contrabalançar estes jogos em branco, há nove partidas com três ou mais golos e ainda três goleadas de 5-0 com o Arouca, Rio Ave e, claro, Paços de Ferreira. Curiosamente, neste mesmo período de 15 anos, nunca o FC Porto conseguiu acabar um campeonato a marcar cinco ou mais golos em quatro jogos, pelo que este será mais um registo para Lopetegui tentar bater.

Hoje, na deslocação a Moreira de Cónegos, os Dragões também vão tentar chegar aos cinco mil golos no campeonato, e para que isso aconteça basta marcarem por uma vez. Neste momento, o FC Porto contabiliza 4999 golos em 2247 jogos, enquanto o Benfica já chegou aos 5426 e o Sporting tem 4934.

Nesta história dos golos, importa ainda sublinhar o facto de os atuais 47 terem sido assinados por 15 jogadores diferentes, num sinal de que há no plantel de Lopetegui muita gente habilitada a marcar, mesmo que o protagonista no assunto seja o inevitável Jackson Martínez (15) – seguem-se Óliver Torres (6) e Brahimi (4). Isto só no campeonato, recorde-se. Na comparação com os rivais do costume, acrescente-se ainda que o Benfica tem 12 jogadores com golos, enquanto o Sporting fica-se pelos 11.

Fonte: ojogo.pt

Anúncios