1893 é ponto de partida para FC Basel e FC Porto

1893 é o ano de fundação de FC Basel e FC Porto. Os dois centenários defrontam-se esta quarta-feira com os mesmos anos de vida mas com enormes diferenças no palmarés.

Pouco mais de um mês separou o surgimento dos dois emblemas: o FC Porto a 28 de setembro de 1893, o FC Basel a 15 de novembro. Apesar dos 122 anos que este ano cumprem, há dezenas de diferenças nos palmarés das duas equipas que convém enumerar.

O FC Basel é um dos mais bem sucedidos clubes da Suíça mas está longe de ser o mais titulado. No total o clube que atualmente é comandado por Paulo Sousa soma 28 títulos oficiais: 17 campeonatos suíços (o Grasshoppers tem 27) e 11 Taças da Suíça.

O fim dos aos 60 e 70 foi o período mais bem sucedido da turma de Basileia, que conseguiu celebrar a conquista de sete campeonatos entre 1967 e 1980. Se os dragões nunca desceram de divisão, o FC Basel foi relegado em 1987, regressando ao topo do futebol helvético no início de 2000.

Ora se analisarmos os troféus oficiais dos azuis e brancos chegamos ao número 74.

Ao nível interno as diferenças são evidentes: 27 campeonatos conquistados, 16 Taças de Portugal e 20 Supertaças, para falarmos dos mais importantes.

Os helvéticos nunca venceram qualquer prova internacional, os Dragões somam sete: duas Taças Intercontinentais, duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa (uma delas ainda como Taça UEFA) e uma Supertaça Europeia.

Recorde-se, neste sentido, que antes de todo este sucesso na Europa os Dragões já haviam marcado presença numa final europeia, a da Taça das Taças, em 1984, que se realizou, precisamente, no Saint Jakob Park, palco do jogo esta quarta-feira. O jogo decisivo foi perdido para a Juventus.

Fonte: zerozero.pt

Anúncios