Sete curiosidades sobre o Basileia x FC Porto

Há vários pontos a unir FC Porto e Basileia, que se defrontam esta quarta-feira (19h45 de Portugal Continental) no St. Jakob-Park, na primeira mão dos oitavos da Champions. A mais curiosa das coincidências é o facto de ambos os clubes terem o mesmo ano de fundação, 1893. Por outro lado, separa-os uma enorme diferença no que toca ao palmarés: os Dragões têm 74 títulos oficiais (incluindo sete internacionais), face a apenas 27 dos helvéticos.

Descubra sete curiosidades nas próximas linhas, sabendo que o jogo será antecipado no Porto Canal, entre as 18h30 e as 19h45, e seguido em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhado no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá sintonizar de novo o Porto Canal para o rescaldo da partida e ler aqui a habitual crónica.

1. – O Basileia foi fundado apenas 48 dias depois do FC Porto, a 15 de Novembro de 1893. Ambas as datas estão certificadas por notícias publicadas em jornais.

2. – Para o FC Porto, Basileia também é uma cidade especial, porque foi aqui que os Dragões disputaram a primeira final europeia da sua história, em 1984, frente à Juventus (derrota por 2-1). Tal aconteceu pouco mais de dois anos depois de Jorge Nuno Pinto da Costa ter assumido a presidência, com a ambição de chegar a esse mesmo patamar.

3. – O FC Porto não tem atletas nem treinadores suíços, mas o líder da Liga local é treinado pelo português Paulo Sousa. Como jogador de Benfica, Sporting e Panathinaikos, o ex-médio defrontou por 12 vezes os Dragões, vencendo em apenas duas dessas ocasiões. Em conferência de imprensa, na terça-feira, teve um discurso ambicioso: “Estou certo de que vamos ser a equipa a criar mais dificuldades ao FC Porto na Champions”.

4. – O FC Porto chega a esta eliminatória sem limitações entre os jogadores inscritos na Champions. Já Paulo Sousa tem algumas dúvidas: “O Ivanov recuperou, o Traoré esteve integrado e é possibilidade para jogar. O Gaschi está muito melhor. A este nível, os jogadores não podem estar só a 100 por cento, mas mais do que isso”.

5. – Este é o primeiro confronto entre as duas formações, mas o saldo portista frente a adversários suíços é positivo: três vitórias, dois empates e uma derrota.

6. – Ao chegar aos oitavos-de-final, o Basileia igualou a sua melhor prestação na Champions, que datava de 2011/12, quando perdeu a eliminatória frente ao Bayern Munique, com um agregado de 7-1.Os Dragões chegam a esta fase sem derrotas na fase de grupos (apenas Real Madrid e Chelsea igualam este feito), enquanto os suíços perderam por três vezes no grupo B, mas terminaram à frente do Liverpool, no terceiro posto (sete pontos).

7. – O árbitro desta quarta-feira, Mark Clattenburg, já tinha dirigido por uma vez os Dragões, na vitória caseira (1-0) sobre o Málaga, a 19 de Fevereiro de 2013, curiosamente também na mesma fase da competição.

Fonte: fcporto.pt

Anúncios